Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 25 de junho de 1852



Nascimento do arquiteto catalão Antoni Gaudí i Cornet

A 25 de junho de 1852, nasce, em Reus, o arquiteto Antoni Gaudí i Cornet, o expoente máximo do modernismo catalão.

Nascido no seio de uma família da classe média, Gaudi estudou arquitetura em Barcelona.

Ainda jovem, aderiu ao Movimento Nacionalista da Catalunha, tendo chegado a ser preso por se exprimir na sua língua materna: o catalão.

Nunca se casou, dedicando-se inteiramente à sua vanguardista obra que mereceu, no seu tempo, a crítica dos seus pares moldados por tendências mais clássicas mas obteve enorme êxito junto dos promotores imobiliários que procuravam avidamente obter um projeto seu.

A maioria das suas obras foi construída na cidade de Barcelona, onde morre a 10 de junho de 1926.

Com um estilo muito pessoal e inconfundível, utilizou a cerâmica, o vitral, o ferro forjado e a marcenaria, produzindo edifícios onde a linearidade está ausente, parecendo que as curvas que as fachadas apresentam esvoaçam para fora da sua própria estrutura.

Gaudí não chegou a concluir a Sagrada Família, a sua obra mais visitada, mas ela continua permanentemente em construção há várias décadas e assim continuará, certamente, por muitos mais anos, dada a sua imensa volumetria. À medida que este edifício vai sendo construído, são utilizados estilos mais modernos, transformando-o num autêntico modelo vivo da história da arquitetura.

Construído entre 1900 e 1914, o Parque Güell, concebido por Gaudí, era destinado a ser uma urbanização. Este projeto comercial de vanguarda fracassou e os seus promotores venderam-no ao município de Barcelona que o transformou num aprazível parque onde nos podemos deleitar com a incontestável beleza arquitetónica e paisagística produzida por este génio catalão.

Inserimos, seguidamente, uma reportagem fotográfica com 36 fotografias captadas por O Leme no Parque Güell.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Parque Güell







































TOPO