Início Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 18 de junho de 1942



Nascimento de Paul McCartney

A 18 de junho de 1942, nasce, em Liverpool (Inglaterra), o músico britânico James Paul McCartney.

Foi um dos quatro Beatles, tendo composto, conjuntamente com John Lennon, a maioria das melodias daquele grupo.

Após a dissolução dos Beatles, iniciou uma carreira a solo, tendo formado com a sua primeira mulher, Linda McCartney, a banda os Wings.

A sua empresa MPL Communications detém os direitos autorais de mais de três mil canções, sendo considerado como um dos mais ricos músicos de todos os tempos.

Em 2008, a revista Rolling Stone avaliou Paul McCartney como o 11.º melhor cantor de sempre.

Adepto da educação musical como disciplina escolar obrigatória, é o baixista mais famoso da história do rock, embora tenha trabalhado igualmente com música clássica, eletrónica e trilhas sonoras.

Em conjunto com os outros componentes dos Beatles, foi agraciado, em 1966, como Membro do Império Britânico, tendo sido o primeiro elemento daquele conjunto musical a ostentar o título de "Sir", distinção que lhe foi concedida pela monarca britânica em 1967.

Atuou em Portugal, em 2004, no Rock in Rio realizado em Lisboa.

Em 1990, tocou pela primeira vez no Brasil, tendo lotado completamente as bancadas e o relvado do estádio do Maracanã. Estiveram presentes 184 mil pessoas, o que constituiu um record a nível mundial de um artista a solo. Atuou mais três vezes no Brasil: São Paulo e Curitiba (em 1993); Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador (em 2017) e novamente em São Paulo e Curitiba (em 2019).




TOPO