Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 26 de abril de 1500



Primeira missa no Brasil

A 26 de abril de 1500, um domingo, celebra-se a primeira missa católica no Brasil, tendo a mesma tido lugar na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia, local que os portugueses designam na altura como Ilha de Santa Cruz.

Participam nesta missa os marinheiros portugueses que, capitaneados por Pedro Álvares Cabral, ali haviam chegado quatro dias antes.

População autóctone assiste, com curiosidade, àquele cerimónia celebrada pelo padre frei Henrique.

Pero Vaz de Caminha, na carta com 27 páginas que enviaria ao rei de Portugal D. Manuel I afirma:

«Ao domingo de Pascoela pela manhã, determinou o Capitão de ir ouvir missa e pregação naquele ilhéu. Mandou a todos os capitães que se aprestassem nos batéis e fossem com ele. E assim foi feito. Mandou naquele ilhéu armar um esperável, e dentro dele um altar mui bem corregido. E ali com todos nós outros fez dizer missa, a qual foi dita pelo padre frei Henrique, em voz entoada, e oficiada com aquela mesma voz pelos outros padres e sacerdotes, que todos eram ali. A qual missa, segundo meu parecer, foi ouvida por todos com muito prazer e devoção.

Ali era com o Capitão a bandeira de Cristo, com que saiu de Belém, a qual esteve sempre levantada, da parte do Evangelho.

Acabada a missa, desvestiu-se o padre e subiu a uma cadeira alta; e nós todos lançados por essa areia. E pregou uma solene e proveitosa pregação da história do Evangelho, ao fim da qual tratou da nossa vinda e do achamento desta terra, conformando-se com o sinal da Cruz, sob cuja obediência viemos, o que foi muito a propósito e fez muita devoção.

Enquanto estivemos à missa e à pregação, seria na praia outra tanta gente, pouco mais ou menos como a de ontem, com seus arcos e setas, a qual andava folgando. E olhando-nos, sentaram-se. E, depois de acabada a missa, assentados nós à pregação, levantaram-se muitos deles, tangeram corno ou buzina, e começaram a saltar e dançar um pedaço».

A imagem que acompanha este artigo reproduz um quadro de Victor Meirelles intitulado A Primeira Missa no Brasil.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO