Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 26 de abril de 1648



Nascimento de D. Pedro II, Rei de Portugal

A 26 de abril de 1648, nasce, em Lisboa, o infante Dom Pedro, quinto filho do rei D. João IV de Portugal e de sua esposa, a rainha Dona Luísa de Gusmão.

O seu irmão D. Afonso VI, havia ascendido ao trono de Portugal a 6 de novembro de 1656.

Dom Pedro, alegando que D. Afonso VI era física e mentalmente incapaz, afasta-o da governação, assumindo a regência do reino. Consegue, inclusivamente, junto do papado, a anulação do casamento de seu irmão com dona Maria Francisca Isabel de Saboia, dizendo que o mesmo nunca havia sido consumado por inaptidão deste. Implacavelmente, para além de ter roubado o trono ao irmão, acaba por se casar com a esposa deste.

Aprisionado numa sala do Palácio de Sintra até à sua morte, permanece visível, até hoje, o desgaste produzido por Dom Afonso na pedra do chão, devido às constantes caminhadas à volta da sua cama.

Após a morte de dom Afonso, ocorrida em 12 de setembro de 1683, sobe ao trono como D. Pedro II.

Foi cognominado O Pacífico porque, durante a sua regência, foi celebrado, em 1668, o Tratado de Lisboa, ponde fim à guerra que, desde 1640, a Espanha vinha encetando contra Portugal por este ter recuperado a sua independência.

Para consolidar o apoio militar da Inglaterra a Portugal, a sua irmã, dona Catarina de Bragança, havia-se casado com Carlos II em 1661. Como dote de casamento, os ingleses receberam Tânger e Bombaim. Através desta última cidade, os britânicos haveriam de ocupar toda a Índia, com a exclusão de Goa, Damão, Diu e outras pequenas praças que permaneceram pertença de Portugal.

Durante o seu reinado, o comércio marítimo com a Índia foi melhorado, o território brasileiro foi estruturado e foi firmado com a Inglaterra o Tratado de Methuen, através do qual Portugal se comprometia a importar daquele país tecidos em lã, exportando, como contrapartida, vinho do Porto.

D. Pedro II faleceu, em Alcântara, a 9 de dezembro de 1706.

Leia também

Tratado de Methuen

MAIS ARTIGOS SOBRE HISTÓRIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO