Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 3 de janeiro de 2021



Morte da cançonetista Maria José Valério

A 3 de março de 2021, morre, em Lisboa, aos 87 anos de idade, vitimada pela COVID-19, Maria José Valério, intérprete vocal de grandes êxitos como A Menina dos Telefones ou a Marcha do Sporting.

Havia nascido na Amadora, a quarta cidade mais populosa de Portugal, a 6 de maio de 1933.

Atuou em público, pela primeira vez, em 1950, no Liceu D. João de Castro, onde estudava.

Frequentou o Centro de Preparação de Artistas da Rádio da Emissora Nacional (estação de Rádio atualmente integrada na RTP – Rádio e Televisão de Portugal), fazendo a sua estreia em 1952.

Na sua qualidade de sobrinha do compositor e maestro Frederico Valério, gravou muitas das suas canções, sendo uma presença constantes nos denominados Serões para Trabalhadores, organizado pela FNAT, atual INATEL.

Para além de A Menina dos Telefones e da Marcha do Sporting, teve muitos outros êxitos, como Olha o Polícia Sinaleiro e As Carvoeiras.

Foi casada com o toureiro José Trincheira, com quem chegou a viver um ano em Angola, na década de 1960.

Entre fins de 1972 e meados de 1973, cantou no Brasil.

A 1 de abril de 2004, foi agraciada com a Medalha de Mérito da Cidade de Lisboa.

A editora Valentim de Carvalho lançou, em 2008, a coletânea O Melhor de Maria José Valério, cuja compra e audição constituirá o maior preito que poderemos fazer a esta insigne cançonetista portuguesa.

>

Leia também

MÚSICA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Música que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO