
O cancro (português de expressão europeia) ou câncer (português de expressão brasileira) também conhecido como neoplasia maligna, é um grupo de doenças que envolvem o crescimento celular anormal, com potencial para invadir e espalhar-se para outras partes do corpo, além do local original. P>
Em todo Mundo, mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com cancro e 7,6 milhões morrem da doença. No entanto, 40% dos casos são potencialmente evitáveis.
O uso do tabaco é a causa de cerca de 22% das mortes por cancro e 10% têm origem na obesidade e no consumo de bebidas alcoólicas. Estes 32% bem poderiam ser evitados mediante um comportamento mais saudável.
Infelizmente, esta doença pode surgir devido a fatores que nos são estranhos, como, por exemplo, defeitos genéticos hereditários ou ainda como resultado de determinadas infeções e exposições à radiação ionizante e a poluentes ambientais.
Um rastreio frequente é fundamental para proceder, caso se revele necessário, a tratamentos médicos logo no início da propagação da doença.
Todas as indicações aqui dadas não substituem a necessária consulta a um médico de família que o encaminhará, certamente, para especialistas neste tipo de doença.
No encerramento da Cimeira Mundial Contra o Cancro, realizada em Paris, foi elaborado e assinado, a 4 de fevereiro de 2000, um documento conhecido por Carta de Paris, com o objetivo de mobilizar esforços e investimentos internacionais no combate a esta doença, tendo essa data sido escolhida pela UICC – União Internacional Contra o Cancro – para Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
Estamos a reunir, num único local, as Datas Comemorativas que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.