Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 3 de fevereiro de 1488



Chegada dos portugueses a Mossel Bay, na África do Sul

Mossel Bay, em afrikaans Mosselbaai, é uma cidade portuária situada a leste do Cabo da Boa Esperança, na província sul-africana do Cabo Ocidental.

A 3 de fevereiro de 1488, uma armada composta por duas caravelas e uma naveta de mantimentos, capitaneada pelo navegador português Bartolomeu Dias, ultrapassa o Cabo das Tormentas (atual Cabo da Boa Esperança) e desembarca em Mossel Bay, tornando-se os primeiros europeus a atingir este lugar, a que deram o nome de Aguada de São Brás.

Esta armada havia partido de Lisboa em agosto de 1487, por ordem do rei português D. João II de quem Bartolomeu Dias fora escudeiro. Havia navegado ao longo da costa ocidental de África até atingir o sul do continente africano, na procura de um caminho marítimo para a Índia.

Mais tarde, em 1497, durante a primeira viagem de Vasco da Gama, são estabelecidos os primeiros contactos entre europeus e a população khoisan, passando esta baía a ser utilizada pela Carreira da Índia para reabastecimento de água e produtos frescos.

Em 1501, o explorador galego João da Nova, ao serviço de D. Manuel I de Portugal, erige, neste local, uma capela.

Em 1601, o navegador holandês Paulus van Caerden rebatiza o local como Mosselbaai (Baía dos mexilhões) pela grande quantidade destes moluscos bivalves que aí encontrou.

Convém referir que o rei D. Manuel I havia expulsado de Portugal os Judeus, tendo muitos deles ido residir para a Holanda. O povo hebraico vinha prestando um valioso auxílio económico aos reis portugueses, estando a par das suas iniciativas ultramarinas e técnicas de navegação. A ida dos Judeus para a Holanda deu um contributo decisivo ao desenvolvimento marítimo daquele país que, inclusivamente, constitui a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, à imagem da portuguesa Companhia das Índias, passando a atacar as possessões de Portugal, tanto nos mares ocidentais como nos orientais.

Em 1729, os primeiros colonos holandeses estabelecem-se neste local, 77 anos após a fundação da Cidade do Cabo, em 1652.

Em 1848, a povoação obtém o estatuto de cidade e, em 1852, o de município, possuindo atualmente uma população de 82 332 habitantes.

Origem da imagem da armada de Bartolomeu Dias: Comissão Cultural da Marinha Portuguesa

Imagem atual de Mossel Bay

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO