Magazine Outros debates Motor de busca

MAGAZINE
Debates


O novo aeroporto de Lisboa

Debate iniciado a 04-08-2018


Nos últimos dias, o Aeroporto de Lisboa tem apresentado níveis de utilização muito superiores à sua real capacidade, originando enormes congestionamentos tanto nas chegadas como nas partidas.

Esta infraestrutura, inaugurada em 1940, tem vindo beneficiar, ao longo dos anos, de inúmeras ampliações. No entanto, desde há muito, se compreendeu a necessidade da sua substituição por uma novo aeroporto, porque não foram salvaguardados terrenos para a sua ampliação.

Durante muitos anos, falou-se da Ota para localização do futuro aeroporto. Seria servido por uma linha ferroviária de alta velocidade que colocaria os passageiros no centro de Lisboa em apenas 17 minutos. Abandonado este projeto, a escolha recaiu em Alcochete, na margem sul do Rio Tejo. Seria uma infraestrutura que permitiria transformar Lisboa no principal centro de conexão entre a Europa, a América do Sul e a África. Considerado, na altura, um projeto megalómeno face aos recursos financeiros do País, acabou, também, por ser abandonado.

A urgência na resolução deste problema, levou a considerar o aproveitamento da Base Aérea do Montijo para fins comerciais, mantendo simultaneamente em funcionamento o atual aeroporto de Lisboa. O início das obras está previsto para 2019.


Várias questões poderão, entretanto, ser formuladas:

1. Será que o atual aeroporto de Lisboa em conjunto com o do Montijo resolverá o problema do congestionamento aeroportuário durante muitos anos?

2. Será possível, no futuro, expandir o aeroporto do Montijo em direção ao rio Tejo, transformando-o numa eficiente infraestrutura que possibilite a desativação do atual aeroporto?

3. Se Portugal já tivesse construído um aeroporto de raiz, as verbas nele despendidas seriam rapidamente recuperadas através de um maior desenvolvimento do País ou, pelo contrário, teria ocasionado uma irrecuperável situação económica?


O Magazine O Leme fica a aguardar a SUA opinião.