Portal > acerca deste sítio

SOBRE ESTE SÍTIO

www.buscaonline.pt       www.leme.pt

Os conhecimentos que adquiri na minha formação académica pela Universidade Clássica de Lisboa conjugados com a aprendizagem que me adveio da consulta de documentação cultural e científica a que me socorria diariamente no exercício da minha atividade de professor, acrescido do meu interesse, aos longo dos últimos 45 anos, por inúmeras linguagens de programação informática – desde o Assembler até ao Android, passando pelo Cobol, C++ e Perl – levaram-me a considerar reunir as condições mínimas para poder criar e desenvolver um portal para a busca de sites na internet, vocacionado sobretudo para a área da cultura.

Assim, a 16 de Agosto do ano 2000, criei um site a que atribuí o nome Busca Online, utilizando, inicialmente, o domínio buscaonline.pt, ainda em vigor. Em 18 de Março de 2002, após registo no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) da marca O LEME, passou a ter a atual designação.

Inicialmente, permiti que O Leme aceitasse a indexação da maioria dos sites. Porém, com o aparecimento do Google em Portugal, considerei ser desnecessário manter este site como apontador generalista dado aquele motor de busca desempenhar de forma eficiente este papel e possuir recursos humanos, técnicos e financeiros que, em muito, me ultrapassavam.

Assim, decidi restringir o seu âmbito.

Atualmente, O Leme apenas indexa sites que possuam inegável interesse para o conhecimento da história, da literatura, da divulgação científica, da atualidade jornalística e do lazer, incluindo, neste último, os operadores turísticos.

Este serviço não é acompanhado de qualquer spot publicitário em virtude de não ter fins lucrativos.

O Leme não fornece a terceiros o endereço de correio eletrónico solicitado aquando da indexação nem envia e-mails publicitários.

Em termos de hardware, este site possui servidores próprios, ligados, por fibra ótica, aos principais destinos web.


Este site sem fins lucrativos pertence a

Jorge Francisco Martins de Freitas
Contribuinte 102372187

Endereço para envio de correspondência:

JORGE FRANCISCO MARTINS DE FREITAS
Avenida António Augusto de Aguiar, 110 7B
1050-019 LISBOA
PORTUGAL

Página de O Leme no Facebook:

https://www.facebook.com/oleme.portal


COMENTÁRIOS E SUGESTÕES

Deixe aqui as suas sugestões para melhorar este portal
(Esta opção encontra-se disponível desde 10 de março de 2017)